11 de jan. de 2013

Como usar o seu QSL

Como usar o seu QSL

Cartões QSL

Uma das partes mais divertidas do Radioamadorismo é a confirmação dos contatos via cartões QSL. Alguns radioamadores aproveitam tabém para colecionar selos vindos de todas as partes do mundo, o que se torna muito fácil e emocionante quando feito através do DX, uma das principais atividades dentro do radioamadorismo. Se você também é um colecionador de selos vai descobrir que muitas das vezes irá receber um cartão de um país distante com um selo interessante sobre o envelope.

Outra razão para receber cartões de QSL é participar dos programas de certificação disponíveis para radioamadores, um dos mais buscado entre eles é a obtenção do Certificado DXCC. Para obtê-lo o radioamador precisa, através do recebimento de cartões Qsl, confirmar um total de 100 ou mais países DX. E ainda, poderá obter certificados trabalhando todos os estados nos EUA, todas as províncias do Canadá, e muitos outros.

Escolhendo um cartão QSL
Se você pretende receber QSL's de seus contatos, então você vai precisar de um cartão QSL pessoal. Você pode criar seu próprio QSL, produzi-los você mesmo ou você pode encontrar serviços como da BrasilQsl e encomendar cartões com um papel e uma arte mais adequada, seguindo os padrões mais utilizados em todo mundo.

Reflita um pouco sobre o conteúdo do cartão e a quantidade que você vai encomendar. Quantidades maiores geralmente são mais baratas.


To Radio: indicativo da estação com a qual você realizou o contato.
QSL via: caso envie o seu cartão QSL para uma estação que trabalhe com QSL MANAGER.
DATE: dia, mês e ano que você realizou o contato
UTC:
horário mundial. No caso do Brasil deve-se acrescentar mais 3 horas ao nosso horário local. No horário de verão acrescenta-se mais 1 hora.
MHz:
freqüência em que foi realizado o QSO.
MODE 2x:
CW:
quando o contato for realizado em telegrafia;
AM:
quando o contato for realizado em amplitude modulada;
FM:
quando o contato for realizado em freqüência modulada;
RTTY:
quando for utilizada esta forma de contato;
SSB:
quando o contato for realizado em banda lateral.
RST
R: sinal de recepção, o QSA, na escala de 1 a 5,
S: sinal de transmiss� �o da estação trabalhada. Pico mínimo registrado no Smiter.
T: sinal de transmissão da estação trabalhada Pico máximo registrado (tonalidade somente para CW).
QSL: PSE-TNX
Se está mandando o QSL e não recebeu ainda o da estação trabalhada, assinale PSE (please, ou mande-me retorno ou aguardo seu cartão etc).
Se você já recebeu o cartão QSL e está pagando, assinale TNX (thanks, obrigado etc.).

O Envio de QSLs

Para enviar um QSL para uma estação de contato(QSO) você tem duas opções básicas. QSL direto via correios ou enviar um lote de QSLs geralmente utilizados por grupos e associações como as LABRES de cada estado que utilizam o serviço de Bureau. Usando o bureau é de longe a rota mais econômica. Mas lemre-se, você não pode querer esperar o retorno ou o envio imediato de QSL enviados via bureau. Sendo que o envio pelo Bureau requer a dependência de alguns fatores para o seu despacho, o que torna as vezes demorado o processo de envio e recebimento. Se você não tem pressa para confirmar o contato utilize o Bureau. Caso contrário envie seu(s) cartão(s) direto via Correio o processo de confirmação de contato será muito mais rápido.

Para o Envio Direto
Para enviar seu QSL direto você deverá envia-lo pelo correio. Primeiro você precisa encontrar o endereço do contato. Isto pode ser feito através de pesquisa online, como o QRZ(http://qrz.com).

Você pode usar também um callbook CD-ROM a partir destas organizações ou outros, como o callbook Flying Horse.

Em seguida, preencher sua carta contendo seu QSL com o endereço do contato e depois é só levar para o correio mais próximo de sua casa. Normalmente, em poucas semanas você pode poderá estar recebendo um cartão QSL respondido pelo seu contato.

DICA: Se você estiver enviando um QSL direto é uma boa prática incluir junto com seu QSL um envelope auto-endereçado para que ele possa retornar para você o QSL dele sem o trabalho de ter que preehcer com os seus dados um envelope em branco. Não use o selo de seu país, não será válido para uso no país DX. Ao em vez disso, se preferir, coloque uma nota de 01 dólar dos EUA ou um cupom de resposta internacional (IRC), que você pode comprar na estação de correios. Alguns países exigem mais do que o equivalente a 01 dólar para postagem. Um exemplo é a Alemanha, onde você deve enviar dois dólares ou um IRC. Lembre-se que Radioamadores DXistas, especialmente aqueles em países raros, recebem um monte de pedidos de cartões de QSL e por isso é justo para eles que você forneça o custo da postagem.

Aproveite, divirta-se e bons contatos.
--
Por Daniell - PY8DAN

Nenhum comentário: