22 de nov. de 2010

Concurso para Radioamador - CQWS 2011 – CQ World Scouts – Concurso BP

DATA E DURAÇÃO:
Art. 1.....O CQWS - Concurso BP é uma atividade promovida pela União dos Escoteiros do Brasil, de caráter mundial, realizada sempre no 4º final de semana de abril de cada ano, das 21h UTC (18h PT2) de Sábado até 15h UTC (12h PT2) de Domingo, no ano de 2011 será no dias 15, 16 e 17 de Abril 2.011

1.1..... A ABERTURA e o ENCERRAMENTO da atividade acontecerá nas freqüências escoteiras.

Frequencies
Band SSB (FONIA)................\......CW (morse)
80 m 3.690 & 3.940 MHz..........\.......3.570 MHz
40 m 7.090 & 7.190 MHz...........\......7.030 MHz
20 m 14.290 MHz...................\.... 14.060 MHz
17 m 18.140 MHz ..................\.....18.080 MHz
15 m 21.360 MHz..................\.....21.140 MHz
12 m 24.960 MHz..................\.....24.910 MHz
10 m 28.390 MHz..................\.....28.180 MHz
6 m 50.160 MHz..................\.....50.160 MHz


PARTICIPAÇÃO:
O CQWS - Concurso BP é aberto a participação de todos os radioamadores licenciados.

FAIXAS DE EMISSÃO:
Serão considerados válidos os contatos bilaterais nas bandas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros.

É vetada a operação simultânea de um mesmo indicativo em faixas diferentes.

CHAMADAS:
Os radioamadores deverão chamar CQWS - Concurso BP.

VALIDADE DOS CONTATOS:

Os contatos realizados durante o CQWS - CONCURSO BP deverão ser anotados nas folhas de LOG da atividade.

Para cada faixa trabalhada deverá ser montado um conjunto de LOGs (80, 40, 20, 15 e 10m)

Contatos com um mesmo indicativo poderão ser repetidos, desde que em faixas diferentes, exceto com as estações CQO, WJO, WSB e NJO.

PREENCHIMENTO DOS LOGs:
Os radioamadores deverão preencher completamente seus LOGs durante a atividade.

Recomenda-se o uso do JOTA Software para o preenchimento dos LOGs e Relatórios.


PREPAREM-SE

20 de nov. de 2010

Minha Trajetória no Radioamadorismo

Ola amigo radioamador, é um prazer ter você por aqui, neste espaço vou falar um pouco sobre minha trajetória no radioamadorismo, claro iniciando pela faixa do cidadão, e depois alcançando o mais alto posto da radio freqüência.

Iniciei na faixa do cidadão mais conhecida como PX no ano de 1.993, neste ano conheci a modalidade através de um primo, que hoje infelizmente não mais atua na comunicação, desde então a radio freqüência entrou na minha vida, se tornando o hobby mais importante para mim.

Depois de alguns anos, conheci o radioamadorismo, o qual me encantei e tracei uma meta para chegar ao topo, foi em 2008 exatamente no mês de Janeiro daquele ano que dei o meu primeiro passo, naquele mês e ano, aconteceram dois fatos importantes na minha vida, primeiro, o nascimento de minha primeira filha, que aproveitando que estávamos em Goiânia, liguei na Anatel e marquei minha prova para Classe C, foi quando no dia seguinte lá estava eu como recente PAI e recente radioamador.

Como minha meta era alcançar o topo mais alto desta modalidade, não parei por ai, no mês de Agosto de 2008 me senti preparado para a prova de Classe B, foi quando retornei a Goiânia com minha família e esposa e dei mais um passo para essa modalidade, logo passado 12 meses, no ano de 2009, estava eu de retorno a Anatel realizando exame para Classe A, tive sucesso e cheguei no meu destino com muita alegria, e claro, com TOTAL apóio de minha família, que agora já estava composta por três pessoas muito especial, MINHA ESPOSA, MINHA FILHA 1, MINHA FILHA 2, todos juntos, fomos a Goiânia para realizar este exame, mas para minha maior alegria, não estava sozinho, fiz o exame para Classe A do lado de minha maravilhosa esposa, que também se tornou radioamadora PU2GBR naquele momento.

O radioamadorismo é um hobby fascinante, que entra na alma e me faz viajar pelo MUNDO sem sair de minha casa, o prazer de comunicar através do rádio, não tem explicação, só sentido no coração para saber o quanto esse hobby e maravilhoso, uma coisa sei dizer muito bem, ele se torna mais lindo e saboroso quando se tem o apoio e participação de sua AMADA ESPOSA.

Atualmente estamos mantendo um blog sobre o assunto, esse blog tem sido atualizado diariamente com várias informações importante para nós radioamadores, também temos feito um trabalho na parte de radioescotismo, dando apoio e ajudando o Grupo Escoteiro Eleutério Novais 7 GO da cidade de Jataí, neste modalidade, com projetos a fim de ingressar jovens de 15 a 18 anos no radioamadorismo, com objetivos de serem grandes radioamadores.

Nossa estação e composta por:
- TS-450s
- Antena Morgan 40/80
- Bilinear Zamin ABL 600
- Duas Fontes TNK de 20 e 35 amperes

Nosso Blog:
www.pp2rr.com.br

Nosso contato:
pp2rr@bol.com.br


Grande abraço, sucesso.
Alves – PP2RR

18 de nov. de 2010

UM RADIOAMADOR BRASILEIRO NO HAITI

Grupo Escoteiro Eleutério Novais 7º GO - cidade de jatai, em acampamento na cidade de chapadão do céu

Grupo Escoteiro Eleutério Novais 7º GO - cidade de jatai, em acampamento na cidade de chapadão do céu, onde juntos montamos também uma estação de radioamador para pratica do radioescotismo.

Acampamento de dois dias, participaram deste o grupo da cidade de Jataí e o grupo da cidade de Rio Verde - Goiás.

17 de nov. de 2010

Rádioescotismo ligado diretamente a este lindo movimento Escoteiro

Escotismo
Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.



Promessa escoteira
A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

Lei escoteira
Conceitos inerentes à Lei Escoteira
Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.

Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Os dez artigos da Lei Escoteira
1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
"A Honra para um Escoteiro é ser digno de toda confiança. Como um Escoteiro, nenhuma tentação, por maior que seja, e embora seja secreta, irá persuadi-lo a praticar uma ação desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Você não voltará atrás a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade." Baden-Powell


2. O Escoteiro é leal.
"O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do governo de sua pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Além disso, você é leal também a si mesmo; você não quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher." Baden-Powell


3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
"O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell


4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
"É amigo ou irmão, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro, você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade." Baden-Powell


5. O Escoteiro é cortês.
"Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Escoteiro, é, sem dúvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e crianças. Mas, além disso, você é polido mesmo com aqueles que estão contra você. Aqueles que têm razão, não precisam perder a calma; aqueles que não têm razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la." Baden-Powell


6. O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
"Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao Criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração." Baden-Powell


7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
"O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell


8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
"Como Escoteiro você será visto como o homem que não perde a cabeça e que agüenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo." Baden-Powell
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
"Como Escoteiro, você olhará para o futuro e não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas, ao contrário, fará uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Você fará isso com a idéia de não ser um ônus, mas uma ajuda para os demais." Baden-Powell


10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.
"O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro, espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendências intemperadas do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz." Baden-Powell


Valores do Movimento escoteiro
Missão
A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

Visão
O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Princípios do Escotismo
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

1.Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
2.Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
3.Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Desenvolvimento físico
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento moral
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

Desenvolvimento intelectual
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.

Método escoteiro
1. Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira
Todos aqueles que querem fazer parte do Movimento Escoteiro devem aceitar a Lei e a Promessa Escoteira, e o fazem voluntariamente, pois ninguém é obrigado a ser Escoteiro. Aceitar a Lei e a Promessa significa prometer vivenciá-las, assumir um compromisso de vida, um código de ética e de comportamento. Ninguém é obrigado a aceitar a Lei e a Promessa, mas a partir do momento que o faz espera-se um esforço para observá-las.


2. Aprender Fazendo
O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução.

Não usamos aulas para transmitir informações ou impingimos aos jovens exercícios teóricos com o objetivo de adquirir conhecimento. Nós preferimos fazer com que todos aprendam com a prática e que o erro seja visto como um passo em busca do acerto. Os jovens devem ser incentivados a desenvolverem suas habilidades e gostos pessoais, cabendo ao Escotista criar oportunidade para tal.


3. Vida em Equipe
A vida em equipe significa a integração a pequenos grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções. O pequeno grupo possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.

Nos Ramos Escoteiro e Sênior este ponto é aplicado sob o nome de Sistema de Patrulhas.


4. Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas
As atividades são o elemento que dispomos para atrair os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam aos anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As atividades definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com cada Ramo, asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para se divertir e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua auto-educação.

As atividades devem ser programadas de maneira progressiva não somente em duração, mas em termos de exigências de técnicas, habilidades e amadurecimento e de oferecer aos jovens desafios e aventuras de acordo com a sua evolução no Grupo, ou vivência dos diferentes Ramos.

As atividades devem ser atraentes e variadas. Elas serão atraentes quando afinadas com os desejos e necessidades dos jovens.

As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre e em contato com a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira e o Ambiente Fraterno.


5. Desenvolvimento Pessoal com Orientação Individual
O chefe escoteiro deve acompanhar o desenvolvimento de cada jovem individualmente. Deve identificar suas qualidades e deficiências para melhor orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere. Manifestar interesse pelas coisas que ele faz, gosta, oferecer ajuda e orientação são alguns passos para conquistar a amizade do jovem.

Portanto, o chefe deve considerar a realidade e o ponto de vista de cada jovem, identificar as potencialidades de cada um e dar o exemplo
Individualmente, muitos desses pontos são ferramentas de outras formas de educação. Mas no escotismo eles fazem parte de um todo, tornando o Método escoteiros único.

Os elementos atuam como uma rede, e podem ser visto singularmente como:

•Cada um tem uma função específica;
•Interação de cada um reforça o mesmo;
•Contribuí para toda proposta a ser atingida.
Uma importante característica do sistema é a sinergia criada, o efeito do sistema é muito maior do que um elemento sozinho. Cada elemento do Método tem função educacional; cada elemento completa o impacto do outro. Se algum elemento se perde ou não é utilizado propositadamente, o sistema não pode servir para a proposta inicial - o progressivo e holístico desenvolvimento do jovem.

O Método Escoteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do jovem para além dos anos de escotismo. Isso significa que funciona para todos os jovens mesmo que ele tenha oitenta anos.

Pode parecer que há um erro, uma pessoa não pode estar fisicamente em contato com o mundo natural e dando suporte a um hospital, mas ela pode sim conter elementos da natureza como um plano de fundo, ou mesmo presente utilizando métodos que não deteriorem a natureza, por exemplo.

O sistema natural de progressão de auto-educação
O Método Escoteiro é um sistema de progressão, a intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando-os individualmente, suas barreiras.

Modalidades
Existem três vertentes do Escotismo, diferenciando somente no foco de suas atividades, mas preservando os valores:


Modalidade Básica
A Modalidade Básica, caracterizada pelo escoteiro típico, sendo a modalidade com o maior número de integrantes, apresenta grande flexibilidade de atividades e com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo.

Os acampamentos exigem inúmeras técnicas escoteiras, dentre elas a que se destaca é a pioneiria, uma forma de suprir a necessidade de móveis e como um modo de proteção, normalmente constituídas por troncos de madeira e unidas através de amarras.

Modalidade do Mar
O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

Modalidade do Ar
O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, pelo pára-quedismo e pelos esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país.

As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são sugeridas aos Ramos Escoteiro e Sênior. No Ramo Lobinho o desenvolvimento nas Modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de atividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em Projetos de Equipes de Interesse.

12 de nov. de 2010

Encerramento do 53º JOTA - 2010

COMENTARIO FINAL DO 53º JOTA - 15 A 17 Out 2010

O que é o radioamadorismo ?

O que é o radioamadorismo ?
O Rádio Amadorismo, o mundo em seu lar

O radioamadorismo, como o seu próprio nome indica, é um "hobby". É praticado universalmente e, dessa maneira, está sujeito a normas e regulamentos, que são discutidos e aprovados em convenções internacionais, que, por sua vez, são ratificados pelos países que delas participam, inclusive, o Brasil.

Oficialmente é difundido como um serviço de amadores destinado a incentivar e desenvolver os conhecimentos técnicos das pessoas que, devidamente habilitadas e licenciadas pelas autoridades competentes, se interessam pelo estudo da radioeletricidade e sua aplicação no serviço de intercomunicações a título exclusivamente pessoal a sem interesse pecuniário.

Por conseguinte, o radioamadorismo é a atividade das pessoas treinadas no setor das intercomunicações amadorísticas, que se vão aperfeiçoando à medida em que operam suas estações de rádio, numa prática destinada ao treinamento individual mais apurado, assim como se lançam à investigação técnica, ao intercâmbio social com troca de mensagens de caráter pessoal que não tenham cunho comercial, político ou racial, e ainda fomentando o congraçamento dos povos do mundo.

Ao ligar o seu equipamento, o radioamador pode trazer para dentro do seu lar a voz de pessoas, distantes, residindo em países longínquos, com quem manterá conversações como se fosse uma visita, abordando vários assuntos permitidos pela legislação sobre radioamadorismo, e fazendo novas amizades ou renovando as já adquiridas.

No Brasil, os radioamadores são legislados pelo ANATEL Agência Nacional de Telecomunicações, órgão do Ministério das Comunicações, e supervisionados pela LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, à qual são filiados, agora sem obrigatoriedade.

Sendo reserva especial das Forças Armadas, os radioamadores poderão ser chamados a prestar serviços de caráter público, em casos de emergência, tais como catástrofes ou calamidade pública, quando estarão à prova os seus conhecimentos e habilidades de operação, qualidades que são adquiridas no dia a dia, e também participando de concursos e contestes nacionais e internacionais, ocasião em que o raciocínio e a presteza de decisão do radioamador são postos à prova, numa verdadeira cadeia de "escotismo no ar".

O radioamadorismo é uma atividade incessante. A qualquer hora do dia ou da noite, em todas as partes do mundo, existem sempre vários radioamadores com os seus equipamentos ligados e falando com outros, nas faixas de rádio a eles destinadas, num intenso formigar de estações pelo ar, trocando informações, aproximando almas distantes e desconhecidas, salvando vidas em perigo, minorando sofrimentos de corações angustiados pela falta de notícias de parentes e amigos, providenciando e enviando remédios que poderão salvar pessoas em perigo, etc.

Mas não é só isso: o radioamadorismo é, realmente, tudo isso e muito mais: é aquela confraternização eterna e espontânea entre os homens, que os aproxima ainda mais, os une e os torna mais humanos, pois na sua maioria, os radioamadores não se conhecem pessoalmente, mas nutrem um pelo outro um profundo e sincero afeto.

De Roberto M. Rodrgirues – PY8-JS

7 de nov. de 2010

Rodada Sentinelas da Amazonia - Freq. 7.075.00

A rodada sentinelas do amazonia que acontece diariamente na frequencia de 7.075.00 na banda de 40 mestros, voltará a sua atividade normal no dia 08.11.2010 sob o comando do nosso amigo radioamador PQ2VR - Valteir as 20h, convidamos a todos para participar conosco nesta nova caminhada.

Detalhes: http://www.balaio.com.br/radio/index.htm