13 de mai de 2011

RADIO ESCOTISMO EM FOCO

Novidades no Radioescotismo Brasileiro
Amigos,


Simultaneamente ao último Congresso nacional Escoteiro aconteceu o I Seminário Nacional de Radioescotismo.
Neste evento, importantes decisões foram tomadas e foi formalizada a Equipe Nacional de Radioescotismo.
Abaixo, um relato das conclusões e decisões, com destaque para a indicação do companheiro Marcondes (PP5PME) do GEMar Navegantes para a função de Coordenador Nacional Adjunto de Radioescotismo.





SEMINÁRIO NACIONAL DE RADIO ESCOTISMO
CONCLUSÕES

Reunidos em Brasília/DF, no último dia 30 de abril de 2011, em reunião com representantes de várias regiões escoteiras, concluímos a pauta do Seminário proposta anteriormente e apresentamos as definições tomadas, que entrarão em vigor a partir de 15 de maio de 2011.

Reestruturação da Equipe Nacional de Rádio Escotismo e do Site do Rádio Escotismo:
Coordenador Nacional Adjunto – Plácido Marcondes – PP5PME
Diretor Técnico – Claudio Chicon Pereira da Silva – PY3NZ
Manager da Equipe – Guelfo Jorge Poltronieri – PR7JP
Coordenadora de Inscrições – Viviane O. Alves Reginatto – PU2VAR
Coordenador da Expedição de Insígnias junto ao Escritório Nacional – Marcelo Margraf de Oliveira – PY5ZC
Diretor Nacional de Rádio Escotismo da LABRE Nacional – Orlando Perez Filho – PT2OP
Coordenação Regional: Diretores de Radio Escotismo da LABRE nos Estados e no DF
Coordenadores Regionais de Escotismo
Diretor Nacional de Rádio Escotismo da RENER: aguardamos pessoas dispostas a colaborar.
Coordenadores Regionais de Rádio Escotismo da RENER – Estados e DF
Coordenador Nacional de Programa Para os Ramos no JOTA – Eduardo Gutierrez – PU2KIS
Coordenadora Nacional do JOTA LOBO – Luciana Villani das Neves – PU2XIL
Coordenador Nacional do JOTA ESCOTEIRO – Aguardando definição e voluntários
Coordenador Nacional do JOTA SÊNIOR/PI – Aguardando definição e voluntários

Rodada Sempre Alerta Para Servir e Patrulha Baden-Powell:
Aos domingos, a partir das 10h00, em 7.090 khz, ou imediações
Comando: Paul Marcus Angst – PY4ALC
Subcomandantes : Plácido Marcondes – PP5PME
Carlos Roberto de Andrade Pedrosa – PY5AP
Os interessados em ajudar poderão se prontificar.

Às Quartas-feiras, a partir da 20h00, em 3.690 khz, ou imediações
Comando: Grupo Escoteiro Marechal Rondon – PY2GMR
Subcomandantes : Aguardamos os interessados em colaborar.

Às Sextas-Feiras, a partir de 20h30, em 3.740 khz, ou imediações
Comando: Glauber Fernandes Viana – PT2AC / PS7EB

Rodadas em Echolink
20 ou 10 metros, poderão ser realizadas, dependendo dos comandantes.

Rodada Sempre Alerta Para Servir
Aguardando nova definição de dia e horário
Comandante: Antonio Alberto Goetze Neto – PP5GN
Subcomandante: Plácido Marcondes – PP5PME

Novos procedimentos para a concessão da Insignia de Radioescotismo:
Depois de vários estudos, contando com a colaboração de PY2ZZ – Moraes, PP5PME – Marcondes, PU5BRL – Marcus Vinicius, PY5ZC – Marcelo, PY3NZ – Claudio, PR7JP – Jorge e do Escritório Nacional, através do Luiz Debiazio, montamos um novo modelo de Pedido da Insígnia Nacional que será disponibilizado no site para efetiva utilização.
Esse novo formulário, com explicações para o preenchimento de cada campo, será encaminhado à Equipe Nacional para efetiva conclusão do Processo de Concessão, pelo Escritório Nacional, através do endereço insígnia@radioescotismo.com.br
Pedimos a todos que verifiquem e divulguem esse novo procedimento, que dará fim às dúvidas e diminuirá o tempo de conclusão, a partir do dia 15 de maio.

Quadro de Honra do Rádio Escotismo Nacional
A cada concessão de Insígnia colocaremos o agraciado em destaque no site e ele passará a fazer parte de uma galeria com TODOS os que já receberam, a qualquer tempo, sua Insígnia de Radioescotismo. Mas, para tanto, precisaremos da ajuda de todos no sentido de preencher seus formulários para que tenhamos como compor nossa galeria. Só não estará na Galeria quem não fizer a sua parte. É responsabilidade de cada um e não apenas da Equipe Nacional.

Concurso CQWS
O Concurso promovido pelo Rádio Escotismo Brasileiro, com o objetivo de oferecer um conteste aos nossos Radioamadores Escoteiros, inclusive para suprir a diminuição do aspecto competitivo do JOTA e promover o preparo de nossos operadores para participação em outros contestes, deixou de ser realizado em 2011, em função da internacionalização do Concurso Manchester Mineira e também para ser reorganizado e redefinido.
Para o ano de 2012, já está sendo preparado e contará com todos os ingredientes básicos dos contestes de radioamadores, porém, aqueles que estiverem dispostos a ajudar na sua Organização, deverão entrar em contato com a Equipe Nacional de Rádio Escotismo, através do endereço cqws@radioescotismo.com.br . Sua data deverá ser confirmada para o 4º final de semana cheio de abril.
Qualquer pendência ou dúvida sobre a atividade, assim como diplomas e/ou troféus que não chegaram aos seus destinos, podem ser requeridos até o dia 31 de maio de 2011, através do e-mail acima. Após essa data o assunto estará encerrado, restando apenas o preparo do CQWS 2012.
O propósito da atividade é incontestavelmente interessante, porém sua execução depende, e muito, da ajuda dos demais radioamadores escoteiros de todo o Brasil. Quem quiser e puder ajudar, por favor entre em contato. Quem não puder ajudar ou não concordar com esse trabalho, por favor, não atrapalhe.

Scouts Field Day:
Uma proposta de nova atividade surge no cenário do Rádio Escotismo Nacional. Trata-se do “Scouts Field Day”, uma atividade voltada à operação de campo, aberta à comunidade em geral, com o objetivo de difundir o Radioamadorismo e o Movimento Escoteiro.
Em princípio, a proposta será apresentada a todos, com detalhes de sua organização, através de PU2TEA – Felipe Basseto – 081/SP. Depois disso, a equipe de coordenação da atividade será apresentada e daremos início aos preparativos para sua realização.

Participação Escoteira em Contestes e Rodadas:
Devemos estimular as participação de mais Radioamadores Escoteiros em Contestes e Rodadas diárias ou semanais, para dar maior visibilidade ao Rádio Escotismo no meio radioamadorístico. Mas não é apenas a participação que conta, pois temos que divulgar essa participação.
Por esse motivo, estamos viabilizando uma forma de lançarmos em nosso site as referências possíveis a esses assuntos, deixando todos informados dessa atuação.
Por exemplo, uma operação especial como aquela que está sendo feita em comemoração ao Congresso Escoteiro Nacional – ZX2UEB, uma manhã demonstrativa, expedições, estações participando de próximos contestes com convites, estações que participaram de contestes e atividades, sendo divulgadas com fotos dentro das notícias do site... enfim,,, fazendo propaganda das coisas boas que tem acontecido no Rádio Escotismo Nacional, evitando assim que algumas pessoas achem que vivemos APENAS em função do JOTA ou dessa ou daquela pessoa ou estação.
O trabalho atual do Rádio Escotismo do Brasil é grandioso, refletindo até no JOTA, mas é muito maior que a atividade em si ou maior do que qualquer pessoa que participe de sua organização ou realização. Precisaríamos, apenas, de um aficionado em contestes para cuidar desse segmento, mantendo informações e orientações sobre como participar e em qual concurso participar, dependendo do nível de operação de cada radioamador escoteiro. Essa pessoa será o nosso Diretor de Contestes.

Radio Escotismo na Literatura Escoteira
Conseguimos uma excelente possibilidade, que é a de inserirmos material sobre o Rádio Escotismo na literatura escoteira. Para isso, precisamos criar textos, com imagens e linguagem adequadas, para apresentarmos à Direção Nacional.
É óbvio que isso não é trabalho para uma pessoa, mas de todos aqueles que se sentirem em condições de ajudar a apresentar propostas.
Será que você pode ajudar? Que tal apresentar sua Ficha de Atividade ou proposta de alguma orientação básica, média e avançada sobre o Rádio Escotismo???

Participação do Rádio Escotismo em atividades Regionais e Nacionais
Em tratativas com a Direção Nacional, conseguimos a inclusão do Rádio Escotismo em todas as próximas atividades promovidas pela Direção Nacional e nosso Movimento. Essa é uma grande conquista, que precisa ser aproveitada por todos nós.
Para que isso possa acontecer, cada vez que tivermos a realização de uma atividade Nacional em determinada Região Escoteira, precisaremos contar com a ajuda dos Coordenadores Regionais para o seu preparo e execução, montando uma estação da atividade e preparando indicativo, licença e escala de operação da estação, sem dispensar a ajuda de qualquer pessoa disposta a colaborar.
Da mesma forma, tentaremos extender essa situação para as Regiões Escoteiras e suas atividades Regionais, onde também teremos necessidade de montar uma estação especial para trabalhar durante tais atividades, a exemplo do ARP que acontecerá em SP no mês de junho ou do próximo Congresso Nacional que acontecerá no Maranhão em 2012.
Essa função precisa ser desenvolvida pelas Equipes Regionais e contará sempre com a ajuda, até pessoalmente se possível, da Equipe Nacional.

Premiação do 53º Jamboree no Ar e dos próximos JOTAS:
Temos o compromisso, por regulamento, de apresentar os resultados e Troféus do JOTA durante o Congresso Escoteiro Nacional. Não obstante, temos usado como praxe a entrega da Premiação Nacional na sede do Grupo Escoteiro Campeão Nacional e/ou local de sua escolha, com a ajuda e concordância da Equipe Nacional, principalmente com relação à definição de datas. E isso é importante para que o maior número de jovens possível participe.
Este ano, em particular, apresentamos os troféus e diplomas do JOTA no Congresso de Brasília, entregando os Troféus e Diplomas, apenas, dos estados do RN, RS, SC e do Distrito Federal, em função da participação de seus representantes no Congresso e por sua disposição para serem portadores aos seus estados, onde uma cerimônia especial deverá ser realizada, para enaltecer os participantes. Com relação a SP, já recebemos a oferta dos Grupos Escoteiros Bacury, João Ramalho e Marechal Rondon, para realizar a cerimônia. Além disso, sabemos que há disposição da Região Escoteira de SP em cooperar com o Rádio Escotismo e poderá esta sediar a premiação. A definição ainda aguarda entendimentos com o OR de São Paulo e os Grupos primeiros colocados.
Os demais diplomas e troféus estão sendo encaminhados, de acordo com o regulamento do JOTA nesta semana, exceto se algum OR solicitar diretamente à Organização Nacional, para que seja feito de forma diferente.
Quaisquer diplomas ou troféus que, por ventura, não tenham chegado ao seu destino, poderão ter sua 2ª via expedida pela Organização Nacional, desde que pedidos até 31 de maio de 2011, através do email diploma@radioescotismo.com.br . Após essa data, todos os diplomas e troféus referentes a JOTAs até 2010 serão considerados entregues e o assunto concluído. No corpo do e-mail, favor colocar a atividade e a premiação correspondente, se houver, para facilitar a análise de nossa Equipe e providências decorrentes.

Programação do 54º JOTA e novas diretrizes de participação emissão de Diplomas e Premiação:
O Seminário ofereceu diversas sugestões com relação à realização do JOTA, que estão sendo incorporadas às diretrizes para apresentação a todos os Escoteiros do Brasil e aos nossos convidados de honra.
O Concurso para o Logo do 54º JOTA continua a toda e esperamos ter algum participante brasileiro como ganhador.
O Tema para o JOTA e as primeiras reuniões de programação deverão acontecer a partir do mês de maio, com agenda a ser divulgada pelo Coordenador Nacional de Programação do JOTA. Aguardem!

Elaboração da Agenda do Rádio Escotismo 2011/2012:
Item dos mais importantes de nosso trabalho, esperamos contribuição de todos para a programação 2011/2012 do Rádio Escotismo, para que possamos encaminhar para divulgação e determinar seus coordenadores. Sugestões devem ser encaminhadas o mais rapidamente possível, com previsão de atividades até o Congresso Nacional Escoteiro de 2012, que será realizado no Estado do Maranhão, na Cidade de São
Luiz, comemorando seus 400 anos. Tanto o Seminário Nacional de Radio Escotismo quanto a montagem da Estação Oficial do Congresso ficarão por conta da Coordenação Regional de Rádio Escotismo da Região do MA, com o apoio direto e participação da Equipe Nacional de Rádio Escotismo. Na programação, deverá ser incluída a visita ao Grupo Escoteiro 18tão, no Parque Escoteirópolis, que abriga a estação PR8GED, assim como atividades específicas para os Radioamadores Escoteiros e convidados presentes, para melhor aproveitarmos o evento.
Apesar de sabermos das dificuldades de muitos para estarem presentes ao Congresso Escoteiro Nacional, seria horrível perdermos tal espaço cedido pela Direção Nacional, fato pelo qual decidimos que sempre realizaremos o Seminário Nacional de Rádio Escotismo junto ao Congresso. Assim sendo, quem quiser e puder, deve se programar para participar.

Divulgação das atividades do Rádio Escotismo no Site oficial dos Escoteiros do Brasil:
Outra definição importante do Seminário 2011 em Brasília, foi a de contatarrmos a Direção Nacional para destacarmos nossas atividades no Site Oficial. Além de contarmos com o Site www.radioescotismo.com.br e outros endereços específicos para nossas atividades, a integração constante com a comunidade escoteira nacional e internacional é imprescindível.
Já tivemos uma grande abertura na participação no Boletim Sempre Alerta Eletrônico e podermos continuar divulgando nossas ações nesse excelente informativo também, assim como nos sites das LABREs e em sites das Regiões Escoteiras e outros que se disponham a ajudar.

30 Anos da Patrulha Baden Powell:
Este ano, dia 29 de junho, a Patrulha Baden Powell, da Rodada Sempre Alerta Para Servir, comemora 30 ANOS DE ATIVIDADES. Para comemorar essa data, contamos com a participação de todos os Patrulheiros e Radioamadores, escoteiros ou não, no DOMINGO dia 26 DE JUNHO DE 2011, data para quando estamos programando uma atividade que poderá ser marcante na história do Rádio Escotismo do Brasil e precisamos de ajuda.

LOGs da Patrulha Baden Powell:
O Seminário Nacional de Rádio Escotismo também concluiu a necessidade de se preencher um Log da Patrulha para cada rodada realizada, de tal modo que os Coordenadores possam enviar QSLs Escoteiros aos participantes. Além disso, faremos uma modificação na forma de concessão do Numeral de Patrulheiro e da emissão dos Diploma da Patrulha BP, agilizando o processo e aumentando a possibilidade de destacarmos, em nosso site, cada novo radioamador que vier a fazer parte da Patrulha, de forma semelhante ao que pretendemos fazer com as Insígnias de Radioescotismo. A partir dessa nova dinâmica, poderemos oferecer aos participantes do JOTA e de outras atividades do Rádio Escotismo, um excelente mecanismo para busca de ajuda à realização de atividades nessa área de interesse.
Os novos procedimentos seguirão os mesmos moldes implantados para a Insígnia de Radioescotismo e deverão possibilitar a agilização de todo o processo para um período não superior a 30 dias.

Novo Site do RÁDIO ESCOTISMO
Para implementar todas as mudanças que precisamos fazer, estamos preparando – e já apresentamos no Congresso Escoteiro Nacional – um novo Site para o Rádio Escotismo no Brasil, em www.radioescotismo.com.br , com programação web reformulada e com um grande banco de dados que deverá ajudar, e muito, no desenvolvimento de nosso trabalho. O Site será publicado no dia 15 de maio de 2011.
Dentre os trabalhos que preparamos, teremos disponíveis a nossa webRádio e um novo webTV, para as quais apresentaremos proposta à Direção Nacional, de modo a obtermos a autorização para buscarmos patrocinadores para sua manutenção, visto que até hoje o fizemos de maneira pessoal, assim como acontece com o site atual.

Não é Trabalho de Um Só!
Muitas vezes, algumas pessoas dizem que isso ou aquilo funciona ou não funciona por causa ou culpa da Coordenação Nacional. Mas falar isso é um impropério, uma verdadeira falta de conhecimento e um desrespeito ao trabalho dedicado de muita gente. As ações do Rádio Escotismo
dependem muito mais do todo do que de um só. Muitas vezes, é verdade, temos que tomar medidas para que ações individuais não atrapalhem o todo, ou seja, para que os LOGs preenchidos à mão ou enviados em Excel não atrapalhem ou retardem a apuração o JOTA (mas atrapalham e retardam). Outras vezes, os Radioamadores que não enviam LOGs, fazem com que a Organização Nacional tenha de “montar os LOGs” para não prejudicar o trabalho de muitos jovens, de um ou mais grupos ( e isso atrapalha e retarda o nosso trabalho). Outras vezes, percebemos que comandantes de rodadas chamam e chamam sem obter respostas e participações (e isso desestimula o nosso comandante).
Isso tudo só poderá ser modificado se cada um se dispuser a dedicar um pouco mais de seu “servir” ao radioescotismo como um todo. Sabemos que isso pode ser difícil e muitas vezes exige sacrifícios, mas não pode ser responsabilidade de apenas uma pessoa, pois depende de todos nós.
Unidos, conseguiremos fazer um trabalho cada vez mais produtivo e envolvente. Criticar, direcionando suas críticas à melhora, à evolução, é sempre bom e bem vindo. Achar que tudo é responsabilidade minha ou sua, não dá. Todos somos responsáveis pela consolidação das atividades do Rádio Escotismo Nacional e, se ao invés de simplesmente reclamarmos em nossos cantos, nos dispusermos a contribuir para que tudo fique melhor, ficará sem dúvida.

Agradecimentos...
Antes de encerrar, quero agradecer imensamente:
- A maravilhosa acolhida que recebi do Orlando – PT2OP, verdadeiro Irmão, Escoteiro e Radioamador, que do início a fim de minha estada em Brasília, foi extremamente atencioso, cortês e gentil. Ao Orlando, sua esposa Silvia e filhos, MUITO OBRIGADO de coração, pelas refeições, fotos, bate-papos, contatos, pouso, presentes e tudo mais. Foi muito mais do que eu merecia e foi bom demais estar com vocês,
- Ao Glauber – PT2AC, grande companheiro, que mudou suas escalas para estar conosco e ajudar a desenvolver todas as nossas atividades, MUITO OBRIGADO também, de coração, E ao seu filho também, que foi ótima companhia.
- A todos os colegas e associados da LABRE/DF, muito obrigado pela ótima confraternização. Ao Favilla, ao Orlando e ao Noel, Presidente sainte, Presidente e Vice entrantes, parabéns pelo trabalho e sucesso... SEMPRE.
- À Carmen, ao Alessandro, ao Marcelo, ao Luiz, ao Miro e a todos que nos ajudaram durante o Congresso Nacional, muito obrigado também.
- Ao Fred Neves – PU4FRE, que mais uma vez se superou com os Troféus do JOTA, fazendo verdadeiras obras de arte parabéns.
- Aos participantes do Seminário Nacional, especialmente pela forma generosa com que aceitaram ceder o nosso espaço para a realização do Seminário do JOTI, ajudando assim a própria organização do evento, agradeço de coração.
- Mas agradeço muito mais por sua participação coesa e dedicada, com objetivo específico de ajudar: Marcondes, Charlon, Orlando, Glauber, Fred, Dionísio e todos os demais.
- Ao Paulo Salamuni, muito obrigado pela atenção e pela orientação especialmente dada a nós e nossa Equipe. Grande Irmão.
- Ao Alex Perotto – PT2BAT, um agradecimento muito especial por toda sua amabilidade e pela gentileza de nos levar para conhecer a belíssima estação da PT2CM – Estação do Grupo Escoteiro Caio Martins – 6ºDF, além de passarmos momentos memoráveis em sua companhia, do Glauber, do Noel, do Miklos e do churrasco. Realmente, além do local ser muito aprazível, a recepção é ótima, tanto no rádio quanto pessoalmente. E a transmissão, nem se fala... aliás... fala muiiito.

Mais uma vez, participamos de uma atividade dos Escoteiros do Brasil que foi produtiva, graças a Deus, aos Irmãos e ás nossas famílias.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!
Ronan Augusto Reginatto – PY2RAR
Coordenador Nacional de Rádio Escotismo
Escoteiros do Brasil


Fonte: RADIO ESCOTISMO EM FOCO
Ano 14 – 03 de Maio de 2011 – Número 015

Nenhum comentário: