4 de fev. de 2013

LOTW – O que é.

LOTW

O LoogBook Mundial da ARRL, chamado de LOTW, é um banco de dados mundial de todos os logs(registros de comunicados) enviados por Radioamadores de todo o mundo.

Quando dois participantes de um QSO mandam os seus dados é feito uma checagem pelos registros do LOTW, e se houver confirmação, o registro pode ser usado como crédito para qualquer certificado da ARRL.

Para tornar mínima a possibilidade de fraudes no registros de QSOs no LOTW, todos os registros enviados passar por uma certificação digital feita pela ARRL. Para que esta certificação aconteça é feita uma verificação através do registro do e-mail na ARRL (para os americanos) e por algum outro meio de autenticação solicitado pelo sistema (para não americanos). O programa desenvolvido pela ARRL pode ser usado para converter diversos formatos para o formato Cabrillo ou ADIF, de qualquer arquivo de log feito em computador e deixá-lo pronto para ser enviado e usado pelo LOTW.

LOGBOOK MUNDIAL – O QUE É?

Seja bem vindo ao LogBook Mundial(LoTW). O LoTW é um novo sistema informatizado de verificação de contactos realizados pelos Radioamadores, destinado a tornar mais fácil e menos dispendioso a solicitação de Diplomas de Radioamadores, patrocinados por diversas instituições. Em poucas palavras para usar o LoTW, o Radioamador vai precisar:

Fazer o download gratuito do programa;
Solicitar uma assinatura digital (como se fosse uma senha) a ARRL;
Usar esta assinatura para gerar arquivos de seu log nos formatos Cabrilllo ou ADIF;
Mandar estes arquivos via e-mail para o LoTW e
Receber a confirmação do reconhecimento de seus dados pelo LoTW.

Isto é na verdade tudo que precisará ser feito. Todos Radioamadores que estão acostumados a enviar dados de contestes vão ver que o sistema é praticamente o mesmo, com a diferença que você precisar ter a certificação digital.

No momento que seus dados de log forem aceitos você será autorizado a entrar no site do LoTW e ver os seus dados e todos os QSOs que forem confirmados pelo cruzamento de dados de outras estações.

Acesse o site da ARRL e faça sua inscrição é grátis! Veja como proceder visite o site de PY2EB e siga as instruções em português.

Nenhum comentário: