28 de jun de 2013

CONTESTE DE RADIOESCOTISMO AJURICABA NO AR

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

REGIÃO DO AMAZONAS

 

REGULAMENTO

 

CONTESTE DE RADIOESCOTISMO AJURICABA NO AR é uma atividade escoteira regional, de caráter instrutivo, que se realizará com a ajuda e participação de estações de radioamador e que tem sido uma grande oportunidade para a divulgação da radiocomunicação entre os jovens, colaborando com o Programa Educativo da UEB, cativando e formando novos radioescotistas.

 

1.    PARTICIPANTES:

Podem participar do Conteste de Radioescotismo Ajuricaba no AR todos os Grupos Escoteiros regularmente inscritos na União dos Escoteiros do Brasil – Região do Amazonas, através de estações de radioamador próprias ou com a ajuda de radioamador.

Os Grupos Escoteiros do interior do Amazonas que participarão da atividade deverão informar o prefixo da estação do radioamador ou organização (civil ou militar) que estará presente no AR no dia do evento acompanhado o Grupo Escoteiro.

 

2.     INSCRIÇÕES:

As inscrições para a participação no Conteste de Radioescotismo Ajuricaba no AR serão feitas através dos Grupos Escoteiros, encaminhando a ficha de inscrição para a coordenação nos seguintes e-mails:  santowalmir@gmail.com   e  sandrogi2005@hotmail.com .

 

3.     INÍCIO E ENCERRAMENTO DO CONTESTE:

O Conteste de Radioescotismo Ajuricaba no AR terá início no horário local (Horário de Manaus) 13h 00 e se encerrará às 17h 00, ou no Horário Padrão Mundial das 17:00 UTC* às 21:00 UTC*, de 13 de julho (sábado) de 2013.

*UTC – Coordinated Universal Time ou Horário Padrão Mundial.

 

4.     PROGRAMA da ATIVIDADE:

A atividade será desenvolvida nos Grupos Escoteiros, com o apoio de um radioamador, realizando as tarefas sugeridas pela Equipe Regional de Radioescotismo durante o evento, contatos com outros Grupos Escoteiros e demais radioamadores dentro da faixa de frequência (QRG) especificada abaixo. A abertura e o encerramento do Conteste de Radio de escotismo Ajuricaba no AR serão realizados na frequência (QRG) de chamada geral.

 

5.     Caça ao QTC secreto: Durante atividade será emitido três frases secretas (QTC) nos seguintes horários (QTR): das 14h as 14h 05min, 15h as 15h 05min e das 16h as 16h 05min, na banda 40m e QRG 7060MHz a 7110MHz. O Grupo Escoteiro que localizar a frequência secreta deverá manter apenas a escuta (não poderá transmitir) e c opiar a frase completa.

Cada grupo escoteiro deverá montar e deixar exposto no dia do evento, um quadro com o código "Q", código Morse (CW) e o código fonético o qual possa ser lido a uma distância de dois metros, com objetivo de auxiliar as atividades. Disponibilizar papel, caneta, cartolina, pincel, tesoura, máquina fotográfica (ou celular).

 

6.     OS JOVENS FALANDO NO RÁDIO:

Durante a atividade, todos os jovens e adultos interessados deverão "FALAR" através da Estação de Radioamador, pois esse é nosso objetivo.

Nos contatos, os jovens deverão transmitir seu nome, idade e numeral do Grupo/Região (Ex: 088/AM). Para registrar seus contatos, os participantes poderão utilizar uma folha de LOG que deverá ser entregue ao radioamador, no final da atividade.

Após a atividade, os jovens deverão ser estimulados a confirmar seus contatos através de cartões QSL, com seus dados pessoais para receberem respostas.

 

7.     RELATÓRIOS DE GRUPOS ESCOTEIROS:

Após a atividade, o Grupo Escoteiro deverá preencher e entregar o RELATÓRIO DE GRUPO, detalhando sua participação, ao radioamador que estará acompanhando o Grupo Escoteiro. Os Grupos Escoteiros do interior deverão enviar os relatórios para a coordenação via e-mail (santowalmir@gmail.come sandrogi2005@hotmail.com) ou correio (Caixa Postal 130, Manaus-AM, CEP 69010-970) até o dia 15 de julho de 2013.  

 

8.     ESTAÇÕES DE RADIOAMADOR:

Faixa e frequência e modo a ser utilizada será:

FAIXA

FREQUÊNCIA

MODO

40 metros

7.060.00 - 7.110.00 kHz

Fonia

Frequência de chamada geral:

FAIXA

FREQUÊNCIA

MODO

40 metros

7.075.00 kHz

Fonia

 

9.     CHAMADAS

Os radioamadores deverão chamar CQ AJURICABA em Fonia.

 

10.  APURAÇÃO E PREMIAÇÃO DE GRUPO:

A apuração dos pontos será realizada pela Equipe Regional de Radioescotismo.

Os Grupos Escoteiros inscritos receberão certificado com distinções dos pontos ganhos.

Todos os Grupos Escoteiros que não pertencem à UEB-AM e fizerem contatos com uma estação participante no Conteste de Radioescotismo Ajuricaba no AR receberão certificado de participação do conteste, via endereçamento eletrônico.

 

11.  PONTUAÇAO:

Para cada tarefa realizada

05 pontos

Para cada contato registrado

10 pontos

Para cada QTC* secreto copiado de forma integral

20 pontos

* Mensagem divulgada pela Equipe Regional de Radioescotismo.

 

12.  ORIENTAÇÕES FINAIS:

Com objetivo de proporcionar facilidades aos radioamadores para instalarem e disponibilizar seu equipamentos de comunicações para a atividade sugerimos aos Grupos Escoteiros a infraestrutura mínima: ponto de energia 110v, espaço ao ar livre de 20 metros para armar a antena,  extensão com tomadas, régua elétrica, duas mesas, quatro cadeiras, água (lanche), sanitários.

 

EQUIPE DE RADIOESCOTISMO:

Coordenador Regional de Radioescotismo:

Chefe Mário Barroso – PP8-QM (92 8805-8860)

 

COORDENADORES DO CONTESTE DE RADIOESCOTISMO AJURICABA NO AR:

Chefe Walmir Santos – PP8 WU (92 8154-6657)

Chefe Sandro Garabed Ischkanian – PP8 JO (92 8808-2372)

Nenhum comentário: