O que são Cartões QSL e como utiliza-lo?

Uma das partes mais divertidas do Radioamadorismo é a confirmação dos contatos via cartões QSL. Alguns radioamadores aproveitam tabém para colecionar selos vindos de todas as partes do mundo, o que se torna muito fácil e emocionante quando feito através do DX, uma das principais atividades dentro do radioamadorismo. Se você também é um colecionador de selos vai descobrir que muitas das vezes irá receber um cartão de um país distante com um selo interessante sobre o envelope.
Outra razão para receber cartões de QSL é participar dos programas de certificação disponíveis para radioamadores, um dos mais buscado entre eles é a obtenção do Certificado DXCC. Para obtê-lo o radioamador precisa, através do recebimento de cartões Qsl, confirmar um total de 100 ou mais países DX. E ainda, poderá obter certificados trabalhando todos os estados nos EUA, todas as províncias do Canadá, e muitos outros.

Escolhendo seu Cartão QSL

Se você pretende receber  Cartões QSL de seus contatos, então você vai precisar de um Cartão QSL pessoal. Existem duas formas de se obter Cartões QSL: A primeira é você por a mão na massa e criar seu próprio Cartão QSL, produzi-los você mesmo obedecendo as medidas os padrões de criação. E a outra maneira, caso não tenha tempo de criar sua própria arte, é procurar um profissional para montar seu Cartão QSL juntamente com suas orientações de conteúdos, imagens, fotos, etc. Optar por um profissional além de ser mais rápido, você poderá sugerir uma arte mais adequada seguindo os padrões mais utilizados em todo mundo.
DICA: Não faça pequenas quantidades. Além de sair mais caro a unidade, logo logo você precisará encomendar mais cartões.

Que informações deverá conter um Cartão QSL?

Preenchimento-do-qsl_01



































Preenchimento-do-qsl_02

O Envio de Cartões QSL

Preenchimento-do-qsl_03Preenchimento-do-qsl_04Preenchimento-do-qsl_05Preenchimento-do-qsl_06Preenchimento-do-qsl_07Preenchimento-do-qsl_08
Preenchimento-do-qsl_09
Preenchimento-do-qsl_10





Preenchimento-do-qsl_11
Preenchimento-do-qsl_12

O Envio de Cartões QSL

Para enviar Cartões QSL para uma determinada estação de contato(QSO) você tem duas 
opções básicas: Envio direto (via Correios) ou enviar um Lote de QSLs geralmente utilizados por grupos e associações como as LABRES estaduais que utilizam um serviço de Bureau. Usando o bureau é de longe a rota mais econômica.
MUITO IMPORTANTE: Se você pretende um retorno ou o envio imediato ESQUEÇA o envio via Bureau. O envio através de Bureau requer a dependência de alguns fatores para o seu despacho, o que torna as vezes demorado o processo de envio e recebimento. Se você não tem pressa para confirmar o contato utilize o Bureau. Caso contrário envie seu(s) cartão(s) direto via Correio o processo de confirmação de contato será muito mais rápido.
Para o Envio Direto (via Correios) você deverá envia-lo pelo correio. Primeiro você precisa encontrar o endereço do contato. Isto pode ser feito através de pesquisa online, como o QRZ(http://qrz.com).
topo-qrz_com
Você pode usar também um callbook CD-ROM a partir destas organizações ou outros, como o callbook Flying Horse.
Em seguida, preencher sua carta contendo seu Cartão QSL com o endereço do contato e depois é só levar para o correio mais próximo de sua casa. Normalmente, em poucas semanas você poderá estar recebendo um Cartão QSL de seu contato.

DICAS

Se você estiver enviando um Cartão QSL direto(via correios) é uma boa prática incluir junto com seu cartão um envelope auto-endereçado para que o radioamador contactado possa retornar para você o Cartão QSL dele sem o trabalho de ter que preencher com os seus dados um envelope em branco.


Não coloque no envelope auto-endereçado o selo de seu país, pois não será válido para uso no país DX. Ao em vez disso, se preferir, coloque uma nota de 01 DOLAR dos EUA ou um cupom de resposta internacional (IRC), que você pode comprar na estação de correios. Alguns países exigem mais do que o equivalente a 1 dólar para postagem. Um exemplo é a Alemanha, onde você deve enviar dois dólares ou um IRC.
LEMBRE-SE: Radioamadores DXistas, especialmente aqueles em países raros, recebem milhares de pedidos de Cartões QSL e por isso é justo que você forneça o custo da postagem feita por ele.