3 de jan. de 2021

O que é uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica)?

 

O que é uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica)?

Postado em: 24 de maio de 2018

Pequena Central Hidrelétrica - PCH Senhora do Porto - Hidroenergia

PCHs são hidrelétricas de pequeno porte. Ou seja, empreendimentos que utilizam a força da água para geração de energia elétrica.

Qual a estrutura de uma PCH? quais características precisa ter uma usina para se enquadrar nessa classificação? quanto de energia ela produz? o que é possível alimentar com a energia gerada? tudo o que você precisa saber a respeito de uma Pequena Central Hidrelétrica, neste texto!

Como funciona uma PCH?

 

Uma Pequena Central Hidrelétrica funciona da seguinte forma:

É construída uma barragem no rio com o objetivo de represar a água, formando um reservatório, quase como um lago.

A agua é captada desse reservatório e levada através de tubulações para a casa de força – uma edificação onde ficam as turbinas e geradores que vão transformar a pressão da água da barragem em movimento e esse movimento em energia elétrica.

É na casa de força também que ficam os painéis de controle da usina (sistema de automação). Esse sistema de automação gerencia a velocidade e a tensão dos equipamentos, através do controle de entrada de água nas turbinas e abertura e fechamento das pás de alguns modelos de turbinas.

Nas tubulações encontram-se os diversos sistemas de controle da usina (os chamados Hidromecânicos) como válvulas e comportas para fechar e abrir a entrada de água, grades para evitar a passagem de galhos, pedras e outros objetos que podem danificar as turbinas, equipamentos para limpeza dessas grades, enfim, diversos itens que garantem a segurança e manutenção da PCH.

 

Quais normas definem o que é uma PCH?

 

No Brasil, quem estipula as normas para a área de energia elétrica – inclusive para geração de energia – é a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que publicou no dia 22 de Novembro de 2016 a Resolução Normativa N° 745, atualizando as normas para empreendimentos de Geração de Energia, inclusive as PCHs.

Através desse documento foram reestabelecidos as características necessárias para que uma geradora de energia hidrelétrica seja considerada PCH e também os procedimentos necessários para receber a outorga de Pequena Central Hidrelétrica.

De forma resumida, a atualização da resolução diz que é considerado Pequena Central Hidrelétrica todo empreendimento de geração de energia com potência entre 5MW e 30MW – leia-se potência como a quantidade de energia gerada por hora de funcionamento com a hidrelétrica operando na sua capacidade máxima – e com área de reservatório de até 13km².

Nos documentos publicados anteriormente a ANEEL limitava o reservatório da PCH em 3km² e a potência entre 1MW e 30MW.

Essa pode ser considerada uma mudança importante para quem investe em Geração de Energia, pois muitos empreendimentos que antes eram considerados como Usinas Hidrelétricas (UHE), agora são consideradas PCHs, ou seja, a burocracia para sua construção é muito menor.

Em um próximo artigo vamos falar mais sobre as UHEs (Usinas Hidrelétricas) e neste artigo falamos sobre as CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas).

 

O que dá pra alimentar com a energia gerada em uma PCH?

 

A cada 1MW de potência instalada em uma Pequena Central Hidrelétrica, é possível alimentar aproximadamente 1.000 casas. Sendo assim, podemos afirmar que dá pra alimentar entre 5.000 e 30.000 casas com a energia gerada em uma PCH!

Nenhum comentário: