1 de abr. de 2014

PROPAGAÇÃO IONOSFÉRICA

PROPAGAÇÃO IONOSFÉRICA

POR PY2VJ-REINALDO

PROPRIEDADES: Exceto para distâncias curtas, quase todas as comunicações entre radioamadores em frequências inferiores a 30Mhz se opera com ondas espaciais. Este tipo de onda ao serem emitidas pelas antenas viajam para cima no sentido oposto à superfície terrestre, num ângulo tal que ela se perderia no espaço se não fosse seu curso formar curvatura que faz com que ela retorne a terra novamente. A ocorrência dessa curvatura é provocada pela IONOSFERA, que é uma região situada na atmosfera superior, numa altitude ao redor de 100Km , onde existem ÍONS  e elétrons livres com quantidades suficientes para aumentar a velocidade com que as ondas de rádio viajam. A ionosfera está formada por várias camadas com diferentes densidades de ionização localizadas em diferentes altitudes. Cada camada tem uma região central de ionização relativamente densa, à medida que se distância tanto para cima ou para baixo desta região a camada fica menos densa.

 

CAMADAS

 

Camada D : Esta camada é a mais próxima da troposfera que varia entre 20 e 80Km, tem ionização muito baixa e sua sua ionização procede do sol, acontece durante o dia onde o sol tem suas maiores irradiações de energia sobre a superfície da terra, durante a noite esta camada não tem utilidade prática.

Camada E:  Acima de 80Km até 140Km permite devolver as ondas eletromagnéticas até uma distância de 2.000Km do ponto de origem. Esta camada tem influência nos efeitos práticos para condução de ondas médias, e seu melhor efeito com máxima propagação é durante o dia mas não sofre anulação total durante a noite.

Camada F: A camada F tem altitude média entre 200 e 400Km, as camadas D e E quase desaparecem durante a noite. Durante as horas de sol a Camada F se subdividem em outras duas camadas que são a camada F1 e F2. A F1 se move entre 140 e 250Km durante o dia e se eleva durante a noite. Esta camada fica ionizada por mais tempo que as outras camadas permanecendo ionizada durante a noite, já de forma menos densa. Devido grande ionização durante o dia essa camada refrata altas frequências já durante a noite permite as passagem dessas frequências e refrata frequências abaixo dos 10Mhz de volta a terra.

Nenhum comentário: