26 de abr. de 2014

17 de abr. de 2014

Indicativo de Rádio Escuta

SITE PARA EMISSÃO DE INDICATIVO DE RÁDIO ESCUTA
http://swarl.org/

Link direto para o cadastro:
http://swarl.org/content/get-swl-call-sign

16 de abr. de 2014

Conteste em modos digitais no HRDluxe

Conteste em modos digitais no HRDluxe

Olá Amigos,

A intenção aqui é ajudar  aos novos radioamadores que estão no mundo dos modos digitais, e agora querem participar dos contestes nacionais e internacionais e não sabar qual software utilizar… Particularmente, gosto do HRDLuxe, acho que é um programa bem completo e tem a sua versão free.

Aqui vai as descrição:

Vamos utilizar o DIGITAL MASTER 780 + HRLoogbook

Primeiro o DM780 :

No espaço destinado ao MACRO click em OPTIONS selecione PSK contest, pronto! o macro está selecionado. veja no destaque abaixo:  (pode ser qualquer modo!)

 

Na figura abaixo vemos na caixa de log escrito SENT: 599 … ao lado deve ficar o número a ser enviado (ZONA / Número sequencial [001] ou número do membro).
o sent uma vez adicionado o numeral, sempre ficará repetindo, após cada contato. Podes adicionar também uma sequência qua vá numerando cada contato*  tipo: 001, 002, 003 etc.

* veja nos fóruns e na caixa de MACROS essas alterações.

Agora vemos na figura abaixo o RCVD: aqui deve ficar os dados que a estação trabalhada nos envia. Tipo: 599 + 11 (zona) 599 + número sequencial – 599 + membro nº … (SER DE ACORDO O REGULAMENTO)

Vemos quando a estação no envia os dados, com o mouse em cima da escrita,  clicamos com o botão direito do mouse e selecionamos RCVD  – RST + NÚMERO

Bom, a parte do conteste está pronto – se quiser aprender mais sobre como alterar o MACRO e descobrir novas funções entre no fórun do HRDLuxe:

OFICIAL: HRDLuxe

FÓRUN EM ESPANHOL: HRDLuxe Espanhol

Agora temos que CRIAR um banco de dados só para esse eventos, pois se usarmos o log do dia a dia não saberemos quem já foi logado… além de manter os QSOs em sequência e organizados. Com o HRDLoog aberto (o software onde ficará lançados os QSOs), vá emIDENTITIES no DM780 e click

Click em NEW e crie uma nova  conta com o nome (de preferência ) a do conteste para lhe facilitar depois.  Após criado, vai automaticamente retornar á tela anterior e poderás ver o nome criando em lista. Click e selecione pode ser que cite algo em selecionar o ( nome criando ) após reiniciar o em sequência!.

O site oficial do HRDLuxe – Após baixa o software completo – confira os últimos up-dates e baixe-os também – pois após a instalação pede os últimos arquivos.

PSKREPORTER.INFO É um site atualizado a cada 5 minutos em media, mostrando no mundo e nas bandas de radioamador contatos em modos digitais

Ola! Para quem ainda não conhece fica a dica:

PSKREPORTER.INFO É um site atualizado a cada 5 minutos em media, mostrando no mundo e nas bandas de radioamador contatos em modos digitais, esta informação é de grande auxilio para sabermos para onde ha propagação, quem no horário esta ativo e quais os modos digitais estão sendo utilizados no mundo neste momento.

Fiz um pequeno vídeo mostrando um pouco da utilização do site mas, recomendo a sua visita e seu uso como mais uma ferramenta da sua estação.

73´s

 

Interferência vs Noise Blanker

 

Eventualmente encontro este tipo de interferência ( acredito que seja proveniente de algum aparelho medico usado por algum vizinho) como pode ver ai no vídeo é bem intensa chegando facilmente a S9+.

Filmei o funcionamento do Noise Blanker do TS 590, ele realmente atua eliminando o ruido interferente pena que no horário que fiz a filmagem não encontrei nenhuma estação ativa nos 10 metros.

 

 

fonte: http://py1eo.net/category/digital-2/

 

13 de abr. de 2014

Está se aproximando o CQMM DX CONTEST / 2014.

Prezados Amigos
 
QRPISTAS !
 
Está se aproximando o CQMM DX CONTEST / 2014.
 
Ano a ano , vem aumentando o número de estações que participam da modalidade QRP em nosso concurso.
 
Além de concorrerem somente entre estações QRP , a premiação é dividida por CONTINENTE , tornando mais disputado e justo a competição.
 
E por valerem 10 pontos , cada QSO CONFIRMADO , as estações QRP são " caçadas " em todas as faixas.
 
E mais uma vez , o CWJF , procurando VALORIZAR nossas estações QRP e INCENTIVARMOS suas participações , é que estamos instituindo uma PREMIAÇÃO EXTRA para os participantes dessa categoria.
 
Ano passado , tivemos uma participação de estações QRP do Brasil , que podemos considerar MUITO BAIXA , pois foram apenas 6 radioamadores que enviaram seus log's de participação.
 
É estranho , pois desde que criamos o concurso MANCHESTER MINEIRA ( 1993 ) , esta tem sido a categoria que mais INCENTIVOS e PRÊMIOS tem recebido do nosso Grupo ao longo dos anos.  Já chegamos a ter em 2004 , um total de 16 estações QRP participando.
 
Fica aqui neste e-mail registrado ( ver abaixo ) então UM DESAFIO aos meus amigos QRPISTAS.
 
1 ) A estação QRP do BRASIL , que maior pontuação fizer , e tiver enviado o log , receberá uma CAMISA DO CWJF gravado com o texto " SOU + QRP ".
 
2 ) Se superarmos as 6 estações que participaram em 2013 , o CWJF sorteará 3 camisas entre os participantes que enviarem o LOG DE PARTICIPAÇÃO.
 
3 ) Se igualarmos ou superarmos o recorde de 2004 ( 16 estações ) , o CWJF enviará uma camisa para todos os QRPISTAS que tenham realizados no mínimo um total de 20 QSO's confirmados e enviado o LOG.
 
O CWJF espera mais uma vez , receber o valioso APOIO de voces radioamadores QRPISTAS e esperamos encontrá-los nas faixas , nesta grande FESTA DE CW , que mais uma vez , estará acontecendo nos dias 19 e 20 de Abril.
 
INCENTIVE uns aos outros , vamos demonstrar  para o mundo , a PUJANÇA e a FORÇA desta categoria em nosso País.
 
Contamos com voces amigos QRPISTAS.
 
73 , Ed - PY4WAS
Presidente do CWJF
Organizador do CQMM DX CONTEST

Website CWJF GROUP : http://www.cwjf.com.br

10 de abr. de 2014

O Sol e os raios cósmicos | Propagação | Reflexão Ionosférica

O maior agente de ionização da ionosfera, é o Sol, cuja radiação nas bandas de raio X, e ultravioleta, insere grande quantidade de elétrons livres em seu meio. Os meteoritos eraios cósmicos também são responsáveis pela presença secundária de íons na região. Na ionosfera a densidade de elétrons livres é variável de acordo com a hora do dia, estação do ano, e as variações da composição química da alta atmosfera. A cada 11 anos, obedecendo ao ciclo das manchas solares, a densidade de elétrons e a composição da ionosfera sofrem mudanças radicais, podendo inclusive bloquear totalmente as comunicações em HF.

A composição da atmosfera, a partir dos cem quilômetros de altitude, embora tênue, varia, já que os gases estratificam-se. Por exemplo os gases, O2ON2N, absorvem radiações quantitativamente, uma vez que o nível de absorção varia conforme a densidade destes, a densidade de ionização varia proporcionalmente com a altura formando desta forma camadas de absorção distintas e variáveis, conforme a hora do dia.

Nas zonas mais baixas os elétrons livres e íons tendem a reduzir bastante, pois sempre a recombinação prevalecerá sobre a ionização, devida maior densidade de partículas. Nas zonas mais altas é muito baixa a densidade de gasesmoléculas e átomos, a quantidade de radiação, ou seja a energia provinda do espaço é muito alta, porém, não existem gases, átomos, ou moléculas livres o suficiente para ser ionizadas, portanto só haverá ionização à medida que se mergulha na atmosfera, até uma certa profundidade, assumindo-se, por exemplo, a atmosfera fluídica.

propagação de ondas eletromagnéticas no plasma ionosférico, se comporta analogamente como ondas sônicas dentro de fluídos de diferentes densidades. Ora refletindo, ora refratando, ora sem oferecer resistência alguma, e ora refletindo e refratando ao mesmo tempo. Num plasma com N colisões elétron - partículas (íons, átomos, moléculas,elétrons, neutrinos, etc), levando-se em conta o movimento térmico dos elétrons, pode-se dizer que tem ora características fluidas, ora características sólidas, pois o plasma não é líquido, nem sólido, tampouco gasoso, portanto, comporta-se de maneira anômala aos nossos sentidos, porém fácil de ser analisado e rastreado seu comportamento matematicamente.

A densidade da ionosfera se mede por n elétrons por metro cúbico, portanto, tem volume, e densidade. Despreza-se na prática (Neste caso) os efeitos térmicos, e efeitos gravitacionais por esses ser desprezíveis para o entendimento dos mecanismos de propagação e reflexão ionosférica, embora sejam de suma importância para as comunicações de rádio, principalmente nas altas freqüências. A ionosfera, dependendo da hora do dia ou da insolação, isto é da quantidade de energia eletromagnética provinda do sol, principalmente nas bandas de raios x e raios ultravioleta, separa-se em camadas. Isso ocorre devido à absorção de energia, que vai fazer com que se separem as camadas de acordo com o nível energético que o plasma ionosférico absorveu.

No plasma ionosférico encontramos condutividade e permissividade elétrica , isto é, em alguns momentos se comporta como um condutor elétrico, por exemplo, como se fosse uma placa metálica, porém sintonizada em determinadas freqüências, onde uma vez se comportando como tal, pode perfeitamente refletir determinados comprimentos de onda sem problema algum, e praticamente sem perdas, absorver outros comprimentos de onda inutilizando totalmente a propagação destas.

A reflexão é exatamente uma das propriedades exploradas na comunicação, usando-se a antena com refletor apontada para a ionosfera, daí a importância de se conhecer os fenômenos ionosféricos e as propriedades operacionais das ionossondas (antenas direcionais apontadas diretamente para a ionosfera). O princípio da reflexão ionosférica é utilizado há muitos anos para pesquisas, porém pouco utilizado ainda nas conversas quotidianas, devido ao pouco alcance que oferece às comunicações, pois não serve para contatos de longas distâncias (chamados DX), devido ângulo de partida do lóbulo principal que está apontado diretamente para cima, e uma vez que a antena possui um refletor, além da terra diretamente abaixo, os ângulos de partida dos lóbulos secundários, também estão direcionados praticamente na vertical, fechando toda e qualquer possibilidade de reflexão tangenciando a superfície da Terra, aumentando, e muito a qualidade do sinal até distâncias medianas, pois as camadas ionosféricas, uma a uma, refletem o sinal diretamente para baixo, e a terra para cima, fazendo uma armadilha para a radiofreqüência, ampliando, e muito, o sinal, fazendo com que a antena se comporte como se o somatório dos lóbulos principal e secundários formasse uma semi esfera de 180 graus, deixando-a onidirecional, ficando com uma qualidade de transmissão e de recepção excepcional. Daí a importância do conhecimento e do uso das camadas que se formam durante o dia e da densidade das que restam durante a noite. Durante a noite as camadas "D" e "E", conforme gráfico abaixo, perdem sua densidade em elétrons livres, devido a diminuição da ionização pelo Sol, porém, elas não deixam de existir, elas perdem a densidade e aumentam a altitude. Durante o dia o aumento de densidade é significativo, conseqüentemente, a altitude diminui, verificar gráficos abaixo. Essa elevação das camadas durante a noite, propicia um aumento da propagação a longa distância, pois a RF refletirá mais acima.Existe também, durante o dia, uma atenuação maior do sinal, conforme gráficos abaixo, Mas ao mesmo tempo que o sinal se atenua pelo aumento da densidade, também refletirá mais, justamente devido à este aumento.Os fenômenos descritos acima são de grande valia para usar a ionosfera como refletor, além de perder-se menos sinais na transmissão apesar da atenuação ser bem maior durante o dia, recebe-se os sinais com mais intensidade, pois aí também rege a lei da reciprocidade, onde o que vale para a transmissão vale para a recepção.

 

A variação da densidade iônica

Nas zonas mais baixas da atmosfera, os elétrons livres e íons desaparecem. Isto ocorre devido à maior densidade de partículas, portanto, a recombinação prevalecerá sobre a ionização. A densidade dos gases nas zonas mais altas é muito baixa.

A quantidade de radiação, ou seja, a energia vinda do espaço é muito grande até determinada altitude, contudo, não existem gasesátomos, ou moléculas livres suficientemente para serem ionizadas.

Só haverá ionização à medida que mergulhamos na atmosfera, até uma certa profundidade limítrofe.

 

A propagação eletromagnética

A propagação de ondas eletromagnéticas no plasma ionosférico, se comporta analogamente como ondas sônicas dentro defluídos de diferentes densidades. Ora refletindo, ora refratando, ora sem oferecer resistência alguma.

Num plasma com n colisões por segundo de partículas, entre estas: íonsátomosmoléculaselétronsneutrinos; etc, o movimento termo-eletrônico tem características ora fluidas, ora sólidas, ora gasosas.

O plasma ionosférico não é líquido, nem sólido, tampouco gasoso, seu comportamento é difícil de prever, por isso as previsões de condições de propagação de radiofrequência são tão complexas.

Oscilação de propagação de ondas eletromagnéticas[editar | editar código-fonte]

A ionosfera dependendo da hora do dia ou da insolação, nas bandas de Raio-X e luz ultravioleta, separa-se em camadas, isso ocorre devido à absorção energética de seus componentes.

No plasma ionosférico encontramos condutividade iônica e permessividade eletromagnética , isto é, em alguns momentos parece se comportar como um condutor elétrico ou placa metálica, em outros pode se comportar como um condutor sintonizado em determinadas freqüências podendo refletir determinados comprimentos de onda praticamente sem perdas, absorver outros comprimentos de onda inutilizando totalmente a propagação destas.

 

 

Reflexão ionosférica

A reflexão ionosférica é explorada por sistemas de radiodifusão com as antenas de transmissão em ângulo baixo. As propriedades operacionais das ionossondas (sistemas compostos de transmissores, receptores e antenas direcionais apontadas diretamente para a ionosfera) propiciam um conhecimento do comportamento da região.

O princípio da reflexão ionosférica em ângulos altos é utilizado há muitos anos para pesquisas, porém pouco utilizado nas comunicações.

O efeito ocasionado por inúmeras camadas sucessivas de ionização leva à reflexão das ondas de rádio.

Este efeito ocorre sobre uma faixa de alturas estreita e em baixas freqüências, onde, ou os raios refratam, ou refletem. No caso da refração a distância atingida por estes é apreciável, chegando a milhares de quilômetros. No caso da reflexão, esta não ultrapassa a algumas centenas de quilômetros.

O espalhamento fraco e incoerente de energia ocorre devido às flutuações térmicas e aleatórias da densidade eletrônica no plasma ionosférico. Este espalhamento tem sua eficiência aumentada pelas irregularidades ionosféricas e pelo aumento da densidade iônica.

Máxima frequência utilizável, maior frequência possível onde pode ocorrer o fenômeno da reflexão ionosférica.

Estas irregularidades dão origem a sinais de espalhamento direto e sinais de retroespalhamento (reflexão). No caso da reflexão direta, não há canalização, já no caso do espalhamento, ocorre a refração e a canalização ou dutificação dos sinais.

A canalização de sinais a grande distâncias ocorre em altura de ionização reduzida, porém não é regra. A probabilidade desta é nas camadas E e F, em alguns casos com ecos percorrendo toda a circunferência da Terra.

Pode ocorrer a canalização, onde o sinal refrata e reflete ao mesmo tempo dentro de regiões irregulares do campo alinhado acima da região F também.

A reflexão ionosférica pode levar ao fenômeno da cintilação, isto ocorre devido à atuação dos sinais perante as irregularidades ionosféricas que atual como uma tela de fase variável nos sinais transionosféricos de fontes. Esta telaeletrônica dá origem a efeitos de difração com cintilação de amplitude, ângulo de chegada e fase.

Portanto, num meio variável onde ocorrem densidades variáveis, ocorre o fenômeno da reflexão, refração e difração dos sinais de radiofreqüência. Fenômenos ocorridos na faixa de freqüência de HF e faixa inferior VHF.

Variação da densidade ionosférica

Durante o dia o aumento da densidade ionosférica é significativo, conseqüentemente, a altitude da região diminui. À noite com a diminuição da densidade, a ionosfera aumenta sua altitude ficando mais tênue, propiciando um aumento da propagação de ondas de rádio para distâncias maiores.

As camadas ionosféricas[editar | editar código-fonte]

Este gráfico foi realizado em dezembro de 1987 noHemisfério Sul, os dados constantes mostrados são dinâmicos, a distribuição média de elétrons pormetro cúbico varia muito, deve ser usado apenas para ilustração de como se procede a distribuição iônica na ionosfera.

Do solo para cima a ionosfera se divide em camadas de ionização. Estas variam conforme a hora do dia, estações do ano e condições solares.

As camadas iônicas da ionosfera são: D;E;F1;F2;

Camada D

A região D, ou camada D é a mais próxima ao solo, fica entre os 50 e 80 km, é a que absorve a maior quantidade de energia eletromagnética, seu comportamento é diurno, aparece no momento em que as moléculas começam a adquirir energia solar. Esta camada permanece por alguns instantes no início da noite.

Ionicamente é a menos energética. É a responsável pela absorção das ondas de rádio durante o dia.

Camada E

camada E se situa acima da camada D, embaixo das camadas F1 e F2, sua altitude média é entre os 80 e os 100–140 km. Semelhante à camada D, durante o dia se forma e se mantém, durante a noite se dissipa.

Em algumas ocasiões, dependendo das condições de vento solar e energia absorvida durante o dia, a camada E pode permanecer esporadicamente à noite, quando isto ocorre é chamada de camada E Esporádica.

Esta camada tem a particularidade de ficar mais ativa quanto mais perpendiculares são os raios solares que incidem sobre si.

Camada F1

camada F1 está acima da camada E e abaixo da camada F2 ~100-140 até ~200 Km.

Existe durante os horários diurnos, acompanhando o comportamento da camada E, podendo esporadicamente estar presente à noite. Serve de refletora em determinadas freqüências, esta reflexão varia conforme a espessura que adquire ao receber energia solar.

Normalmente a radiofreqüência incidente que atravessa a camada E, atravessa a F1. Ao fazê-lo refrata-se, alterando seu ângulo de incidência sobre a camada F2, refletindo nesta.

Camada F2

camada F2, está entre os 200 e 400 km de altitude. Acima da F1, E, e D respectivamente. É o principal meio de reflexão ionosferico utilizado para as comunicações em altas freqüências à longa distância.

A altitude da F2 varia conforme a hora do dia, época do ano, condições de vento e ciclo solares. A propagação e reflexão obedecem a estas variáveis.

Seu aparecimento ocorre ao nascer do Sol, quando a camada F se desmembra em F1 e F2.

A refração nesta camada pode gerar o aparecimento do fenômeno raro da dutificação da radiofreqüência, ocasionando contatos à dezenas de milhares de quilômetros e ecos ionosféricos.

Também a reflexão da radiofreqüência nesta camada propicia a comunicação a milhares de quilômetros.

Camada F3

camada F3 é uma região ionosférica que se localiza acima da camada F2 em latitudes equatoriais numa altitude presumida entre 500 km e 700 km e se forma após o amanhecer. A maior densidade eletrônica de F3 se dá a aproximadamente 170° de latitude tendo um pico ao norte e outro ao sul do equador magnético.

As pesquisas da região ionosférica no Brasil

Esquema de procedimentos para levantamento de ionogramas através da reflexão ionosférica utilizando ionossondas

No Brasil a pesquisa da ionosfera é principalmente executada pela Divisão de Aeronomia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE.

Os estudos ionosféricos iniciaram em 1963, através da recepção de sinais de satélites.

Em 1973, em Cachoeira Paulista,SP, a pesquisa através de ionosondas teve seu aprimoramento e alargamento dos dados coletados. Em 1975, em Fortaleza, Ceará foram instalados equipamentos de pesquisa, entre estes antenas transmissores e ionossondas de grande precisão.

Em 1984, o Ministério da Aeronáutica brasileiro autorizou o Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA) a efetuar experiências e sondagens com foguetes ionosféricos e equipamentos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A Universidade Estadual do Maranhão e o INPE, firmaram um convênio tecnológico e construíram um observatório espacial em São Luis, Maranhão, este foi aquipado com uma digissonda, e um radar de espalhamento coerente (ESCO).

A função destes instrumentos científicos é estudar o comportamento da ionosfera, os processos dinâmicos, eletrodinâmicos e químicos do plasma.

Os dados recolhidos através de sensoriamento remoto utilizam foguetes, satélites, sistemas de modelagem e simulação dos processos ionosféricos e termosféricos.

Alta Ionosfera e Cinturão de Van Allen

Segundo "José Humberto Andrade Sobral no artigo Sobre a Importância Estratégica da Ciência Espacial para o Brasil, PARCERIAS ESTRATÉGICAS - número 7 - Outubro/1999 "

  • (sic) …o cinturão de radiação de Van Allen é uma região do campo magnético terrestre que apresenta fortes correntes elétricas, podendo abrigar prótons de alta energia que podem por em risco a vida de astronautas. Esse perigo é maior na região brasileira do que em qualquer outra região do globo terrestre, devido à excentricidade do eixo do dipolo geomagnéticoque faz com que tal cinturão seja mais próximo da superfície terrestre na região brasileira, que em qualquer outra parte do planeta. Prótons de 1 MeV de energia podem transpassar uma couraça de ferro de 25 cm de espessura e, dessa forma, podem colocar em risco a vida de um astronauta.

A ionosfera e a termosfera equatorial constituem um sistema acoplado que possui características distintas quando comparadas a outras latitudes terrestre. Entre estas podem ser citados o eletrojato equatorial, cuja importância reside no fato de haver correntes eletrônicas fortíssimas numa altitude de 110 Km, ao longo do equador magnético terrestre.

Existe também a Anomalia de Ionização Equatorial, também conhecida como Anomalia de Appleton, no plasma ionosférico. Formada por duas regiões de alta densidade deplasma sobre os trópicos que circulam paralelas ao equador magnético. Ainda sobre o Brasil, existe uma anomalia nominada Anomalia Geomagnética Brasileira (Também denominada Anomalia Geomagnética do Atlântico Sul), esta, de todas as anomalias está totalmente sobre o Brasil, se estendendo sobre boa parte da América do Sul, estandoespalhada sobre o Atlântico Sul, atingindo parte da África do Sul. Na região onde ocorre, o campo magnético terrestre, também chamado campo geomagnético, é mais fraco que em qualquer outra parte do planeta. Isso ocorre, devida excentricidade do eixo do dipolo magnético terrestre. A conseqüência imediata são as fortes precipitações de prótons eelétrons provindos dos cinturões de radiação de Van Allen. Pode causar defeitos em satélites, indução de correntes no solo, black-out's de distribuição de energia elétrica em todo território brasileiro e zona de influência. A Anomalia, pode influir nas regiões ionosféricas aumentando ou diminuindo a densidade do plasma de alta altitude. Dependendo das condições solares, pode ser responsável pelo mascaramento dos sinais de radar, interferências nas telecomunicações, além de danos em sistemas e equipamentos eletro-eletrônicos.

Outros fenômenos bastante interessantes são as bolhas ionosféricas que ocorrem na alta atmosfera e também são objeto de estudo. Estas são praticamente desconhecidas dos estudiosos de áreas diferentes da Aeronomia, Astronáutica e Espaço. Consistem de grande rarefação do plasma ionosférico. Ocorrem nos meses de outubro até março durante a noite, acompanham as linhas de campo geomagnético. Têm extensão de milhares de quilômetros, cobrindo praticamente todo o Brasil no sentido Norte-Sul, causam interferências sobretudo nos sistemas DGPS (Differential Global Positioning System). Foram descobertas entre 1976 e 1977 por cientistas brasileiros do INPE

12º CQWS – CQ World Scouts - HF - 2014

12º CQWS – CQ World Scouts - HF - 2014
Dias 12 e 13 de Abril de 2014 
Regulamento 
 
OBJETIVO: 
1. O CQWS – CQ World Scouts é uma atividade anual, promovida pela União dos Escoteiros do Brasil – 
UEB e reconhecido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro - WOSM, com o objetivo de 
promover a prática do Radioamadorismo no Movimento Escoteiro, com a ajuda de Grêmios, Clubes 
e Associações de Radioamadores experimentados, divulgando o Escotismo e preparando nossos 
jovens para o uso hábil de suas estações no apoio às atividades escoteiras e à Defesa Civil. 
 
DATA E DURAÇÃO: 
2. O CQWS – CQ World Scouts é realizado no 2º final de semana cheio de abril, das 16h00 UTC (13h00 
Brasília) do sábado, até as 16h00 UTC (13h00 Brasília) do domingo. Em 2014, será realizado nos dias 
12 e 13 de abril. 
 
MODOS E BANDAS: 
3. Serão validos contatos nos modos SSB, nas bandas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros. 
 
CATEGORÍAS: 
4. As estações deverão definir uma categoria para participar, dentre as seguintes: 
 
4.1. Operador Único: 
Todo o trabalho de operação e registro deve ser executado por uma pessoa, o operador com 
penas um sinal transmitido em qualquer momento. 
4.1.1. Operador Único – Única Banda (Single Operator – Single Band) 
 A estação deverá escolher apenas uma banda válida para o concurso. 
4.1.2. Operador Único – Todas as Bandas (Single Operator – All Bands) 
 A estação poderá trabalhar em todas as bandas válidas para o concurso. 
 
4.2. Multi Operador: 
Mais de uma pessoa pode operar a estação durante o Conteste, contribuindo para a pontuação 
final. Apenas um sinal transmitido em qualquer momento, por apenas um transmissor; 
 
4.2.1. Multi Operador – Todas as Bandas (Multi Operator – All Bands) 
 A estação poderá trabalhar em todas as bandas válidas para o concurso. 
 
QUALIFICADORES ESPECIAIS - SIGLAS: 
5. Siglas qualificadoras do CQWS: 
5.1. ON - Estações da Organização do CQWS e da Equipe Mundial JOTA-JOTI (20 pontos); 
5.2. OM - Estação Oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (20 pontos); 
5.3. CN - Coordenadores Nacionais de Radioescotismo ou JOTA (10 pontos); 
5.4. CR - Coordenadores de equipes regionais de radioescotismo (10 pontos); 
5.5. HQ – LABREs e Associações Nacionais de Radioamadores reconhecidas pela IARU (10 pontos); 
5.6. CE - Estações de Grupos Escoteiros ou Regiões Escoteiras; Estações Nacionais de Associações 
Escoteiras reconhecidas pela WOSM (10 pontos); 
5.7. CH - Estações de grêmios, Clubes ou Associações de Radioamadores: (10 pontos); 
5.8. RE – Radioamadores Escoteiros (5 pontos); 
5.9. RA – Radioamadores Não Escoteiros (5 pontos); 
 
MULTIPLICADORES: 
6. Devem ser considerados os seguintes multiplicadores: 
6.1. Contatos com estações da mesma região ou prefixo, o multiplicador será 1; 
6.2. Contatos com estações de outras regiões ou prefixos, o multiplicador será 2; 
6.3. Contatos com estações de outros países, o multiplicador será 3; 
 
  
VALORES DOS CONTATOS: 
7. O cálculo de pontos da estação será feito da seguinte forma: 
7.1. Os pontos de cada contato será dado pela multiplicação dos pontos da SIGLA x Multiplicador; 
7.2. A pontuação final da estação será a soma dos pontos de todos os contatos; 
7.3. Somente serão validados os contatos confirmados nos LOGs de ambas as estações. 
 
TROCA DE INFORMAÇÕES 
8. Durante o concurso, os participantes passarão os sinais RS, seguidos de uma SIGLA, ou seja, dos 
qualificadores especiais detalhados no item 5 deste Regulamento. 
 
LOGS E RESULTADOS: 
9. Os procedimento para envio dos LOGs são: 
9.1. Todos os LOGs deverão ser enviados até o dia 30 de abril, imediatamente após o concurso; 
9.2. Os LOGs deverão ser enviados no formato Cabrillo para cqws@radioescotismo.com.br; 
9.3. Os LOGs enviados ou postados após 30/04 serão listados, mas não concorrerão à premiação. 
 
10. A União dos Escoteiros do Brasil outorgará diplomas e distinções não cumulativas: 
10.1. Diploma de Participação às estações que enviarem seus LOGs; 
10.2. Placas ou Quadros aos primeiros colocados em cada categoria; 
10.3. Prêmios em cada categoria só serão concedidos para uma participação mínima de 10 estações; 
10.4. Estações Operador Único devem operar, no mínimo, 4 horas para disputarem a premiação; 
10.5. Estações Multi-operador devem operar, no mínimo, 8 horas para disputarem a premiação. 
 
PREMIAÇÃO ESPECIAL PARA ESCOTEIROS em 2014: 
11. Será oferecida à estação escoteira que tiver a maior pontuação geral (independente de classe), uma 
passagem aérea de Ida e volta para o Jamboree Nacional Escoteiro do Brasil em 2015; 
11.1. A estação ganhadora deverá informar os dados pessoais do viajante até, no máximo, 15 dias 
após a divulgação dos resultados, para que se possa emitir o bilhete aéreo. 
11.2. O Indicado deverá estar devidamente registrado na UEB para o ano de 2014; 
11.3. Os bilhetes aéreos estão limitados a 10.000 milhas por trecho, contadas a partir da cidade 
mais próxima operada pela TAM no Brasil, com destino a Natal/RN, no período do Jamboree; 
11.4. Os bilhetes não poderão transferidos após sua emissão; 
11.5. Em caso de remarcação ou reembolso, os custos deverão ser pagos pelo indicado/responsável; 
11.6. O agraciado deverá participar da atividade na Base de Radioescotismo no Jamboree Nacional; 
11.7. Caberá à organização do CQWS definir as datas e horários dos voos; 
 
DECLARAÇÃO: 
12. Ao enviar seus LOGs de participação no CQWS, você concorda que: 
12.1. Leu, entendeu e concordou com as regras do concurso; 
12.2. Participou de acordo com essas regras e com a Legislação do Serviço Radioamador de seu país; 
12.3. As informações constantes do LOG foram feitas de acordo com o regulamento; 
12.4. Os seus LOGs, registros dos contatos da estação, podem ser publicados e tornados públicos; 
12.5. Todas as ações e decisões da Organização do CQWS serão soberanas e deverão ser acatadas. 
 
OBSERVAÇÕES: 
13. A Organização não se responsabilizará por apurar LOGs em desacordo com este Regulamento; 
14. É permitido aos participantes o uso de Clusters e Spots, desde que não se auto-spotem (self-spot); 
15. Os Escoteiros do Brasil agradecem a participação e colaboração de todos nessa atividade mundial. 
 
ORIENTAÇÕES: 
16. O software recomendado para o registro dos LOGs é o N1MM, a partir da versão V.08.05.12; 
17. O software N1MM poderá ser obtido em http://n1mm.hamdocs.com ; 
18. Atualizações do N1MM estão em http://n1mm.hamdocs.com/tiki-list_file_gallery.php?galleryId=15 ; 
19. Os resultados do CQWS serão publicados no site do Radioescotismo do Brasil e divulgados em listas. 
 
Escoteiros do Brasil – Equipe Nacional de Radioescotismo 
Nei Tosatti – Coordenador do Concurso – PP1SB.