10 de nov. de 2009

DIGA NÃO AO PLC – COLABORE!

COLEGA RADIOAMADOR, OPERADOR DA FAIXA DO CIDADÃO, DEXISTA, RADIOESCUTA OU SIMPATIZANTE – DIGA NÃO AO PLC – COLABORE!


Em tempos de crise, se faz necessário muita união, maturidade, bom senso, cooperação, boa vontade, e coragem. É exatamente este sentimento que verificamos nas diversas listas de discussão pela Internet, nos bate-papos nas poucas janelas que a propagação tem proporcionado, nos Encontros de Radioamadores, enfim, nas oportunidades que temos tido para falar sobre os problemas que nos afligem. Não são muitos, mas são graves e este é um momento para união. Esta Consulta Pública N° 38 da ANATEL, que versa sobre a implantação do Sistema PLC ou BPL, que sabidamente, interfere radicalmente nas freqüências de HF, prejudicando o exercício do nosso hobby. Não sabemos o que tem sido feito de concreto sobre este assunto, além do registro da nossa opinião na ANATEL. Porém, precisamos de algo mais, de atitudes que possam impedir esta implantação, ou pelo menos, ganhar tempo para que esta discussão possa ser mais ampla do que uma simples consulta, cujo resultado, poderá acabar de vez com o nosso hobby e prejudicar outros serviços, a exemplo das experiências já realizadas em outros países. Se o interesse do Governo é a "Inclusão Digital", levar o acesso e o uso de recursos computacionais aos locais mais distantes, comunicação via Internet para pesquisas e etc..., outras maneiras mais baratas, mais eficientes e muito, mas muito mais viáveis, já estão em uso, como por exemplo, a Internet sem fio. Não é admissível um retrocesso, o uso de tecnologia sabidamente danosa, cara para se implantar, e de resultados duvidosos quanto ao seu uso específico.

Precisamos, ou melhor, temos que fazer algo, e existem alguns caminhos que já foram apontados. Um deles, que parece o mais eficaz, está no PODCAST QTC BRASILEIRO, intitulado "MODELO DE PETIÇÃO" para que todos nós, cada um em seu Estado ou Cidade, possa dar entrada no MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL. O Objetivo desta "PETIÇÃO" é trazer esta discussão para nós, Radioamadores, operadores da Faixa do Cidadão, Radioescutas, enfim, tentar quebrar este elo existente entre as partes interessadas na efetivação deste Serviço e dividir com a ANATEL a responsabilidade desta decisão, através de uma discussão ampla, envolvendo as LABRES, Associações, e até mesmo outras partes como as Emissoras de Rádios, TVs, Serviços essenciais e etc...
Outras iniciativas também são válidas, pois todas se focam no mesmo objetivo, cada uma por um caminho, mais curto ou mais longo, mas na mesma direção, e o que importa neste momento, é a nossa atitude. Devemos tê-la, no sentido de se questionar os objetivos, precisamos de serenidade e união para que possamos chegar a um consenso, e propor soluções alternativas e tecnicamente viáveis, e finalmente, já que somos Radioamadores, operadores da Faixa do Cidadão, amantes da Radiocomunicação, fazer com que ouçam a nossa voz.

Texto de: Bira / PY1UAP

PARTICIPE DE NOSSO GRUPO NO Yahoo:

http://br.groups.yahoo.com/group/contraplc/

Nenhum comentário: