28 de nov de 2009

Radioamador com maior número de indicativos do Brasil

José Alves da Silva é o primeiro radioamador do Brasil e do mundo a possuir 32 indicativos de chamada.

José Alves da Silva é o primeiro radioamador do Brasil e do mundo a possuir 32 indicativos de chamada. Um radioamador é uma pessoa que se comunica com outras via rádio, chamado de transceptor, o qual recebe e emite sinais e voz de pessoas.

Existem vários modelos de transceptores, eles podem ser portáteis, sendo utilizados em movimento ou até mesmo dentro de um carro. Os que são usados na mão, são chamados de HT, já os de automóveis são conhecidos como rádios móveis e os utilizados em casa, são rádios base.

O radioamadorismo é um hobby muito difundido no Brasil e é sem fim lucrativos. Ele funciona através da vontade de seus radioamadores de se comunicarem com Brasil e com o mundo. Qualquer pessoa, a partir de dez anos, pode ser um radioamador basta estar devidamente autorizado.

Essa autorização é dada pela ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicação), a qual autoriza para aplicar provas a LABRE (Liga de Amadores Brasileiros em Rádio Emissão) entidade que representa legalmente os radioamadores em todo o Brasil . No entanto, para obtê-la precisa antes estudar uma apostila e ser submetido a um teste, o qual haverá uma pontuação mínima exigida para poder se tornar um radioamador.

Após isso, a pessoa deve pagar uma taxa (FISTEL) para poder se comunicar e receber o seu indicativo de chamada, que irá identificá-lo no rádio como um radioamador. Vale salientar que a licença tem prazo de um ano e no término desse período a pessoa deverá refazer o teste.

Aos 42 anos, José obteve o seu primeiro 1º indicativo o “ZZ2 AJA”. E não parou mais, hoje ele possui 32 indicativos (veja todos na tabela abaixo). Isso porque, segundo ele, queria ter um indicativo em cada estado do país e ser conhecido como o 1º radio amador a representar qualquer estado no Brasil. Assim, resolveu ter uma licença para cada estado e das Ilhas Oceânicas, ficando no total com 32 indicativos diferentes (27 indicativos estaduais e mais cinco das ilhas oceânicas).

Existe no radioamadorismo um certo sistema de classes, elas são exatamente quatro, e são denominadas com A, B, C e D. Para quem está iniciando pertence a D e os mais experientes são da classe A. Essa classe é quando a pessoa se aperfeiçoa e adquire muita prática, para chegar a ela é preciso de vários testes de ascensão. No entanto, o usuário tem direito de sua comunicação com o Brasil e o Mundo. José, chamado no rádio como “Jota Jota”, que tem em Brasília o indicativo de chamada de PT2JFK, já passou por todas as classes do radioamadorismo. Ele é um radioamador classe A, podendo operar em todas as freqüências de radioamadores e se comunicar com todo o planeta.

“Jota Jota” se comunica com cerca com 15 radioamadores e chega a ficar em média quatro horas diárias se comunicando com o mundo por seu transceptor. “É gostoso o prazer de ouvir e ser ouvido em todo o mundo e fazer amigos” afirma José.

José também possui um outro recorde homologado pelo RankBrasil, o primeiro radioamador no Brasil, e segundo ele, do mundo, a ter 27 indicativos com a mesma seqüência de letras, “JFK”. Ela é usada em todos os estados brasileiros, se diferenciando apenas nas Ilhas Oceânicas. Nenhum radioamador havia feito isso, principalmente porque além de todas as taxas, tem que pagar anualmente para cada um dos seus 32 indicativos.

JFK em qualquer lugar do país é a mesma pessoa. Caso alguém possua um transceptor, em qualquer lugar do país ou do mundo e ouça uma transmissão do Brasil com o sufixo JFK, estará falando com José.

01- ACRE PT8 JFK JOTA JOTA

02- ALAGOAS PP7 JFK JOTA JOTA

03- AMAPÁ PQ8 JFK JOTA JOTA

04- AMAZONAS PP8 JFK JOTA JOTA

05- BAHIA PY6 JFK JOTA JOTA

06- CEARÁ PT7 JFK JOTA JOTA

07- DISTRITO FEDERAL PT2 JFK JOTA JOTA

08- ESPÍRITO SANTO PP1 JFK JOTA JOTA

09- GOIÁS PP2 JFK JOTA JOTA

10- MARANHÃO PR8 JFK JOTA JOTA

11- MATO GROSSO DO SUL PT9 JFK JOTA JOTA

12- MINAS GERAIS PY4 JFK JOTA JOTA

13- MATO GROSSO PY9 JFK JOTA JOTA

14- PARÁ PY8 JFK JOTA JOTA

15- PARAÍBA PR7 JFK JOTA JOTA

16- PARANÁ PY5 JFK JOTA JOTA

17- PIAUÍ PS8 JFK JOTA JOTA

18- PERNAMBUCO PY7 JFK JOTA JOTA

19- RIO DE JANEIRO PY1 JFK JOTA JOTA

20- RIO GRANDE DO NORTE PS7 JFK JOTA JOTA

21- RIO GRANDE DO SUL PY3 JFK JOTA JOTA

22- RONDÔNIA PW8 JFK JOTA JOTA

23- RORAIMA PV8 JFK JOTA JOTA

24- SANTA CATARINA PP5 JFK JOTA JOTA

25- SÃO PAULO PY2 JFK JOTA JOTA

26- SERGIPE PP6 JFK JOTA JOTA

27- TOCANTINS PQ2 JFK JOTA JOTA

ILHAS BRASILEIRAS OU ILHAS OCEÂNICAS

28-FERNANDO DE NORONHA PY0 FJA JOTA JOTA

29-MARTIN VAZ PY0 MJA JOTA JOTA

30-TRINDADE PY0 TJA JOTA JOTA

31-ATOL DAS ROCAS PY0 RJA JOTA JOTA

32-PENEDO DE SÃO PEDRO E PY0 SJA JOTA JOTA

Um comentário:

Radiocomunicação disse...

O que vocês acham do Radio Amador?